É interessante, de vez em quando, parar e relembrar o passado. Redescobrir como tudo começou e descobrir a dimensão que tudo tomou ao longo dos anos. Olhando para trás dá para entender como o universo do Guguinha se misturou ao meu.. e vice versa.
Sim, toda história tem um começo, e a do Guguinha começou com um presente de minha mãe. Pois é, minha mãe é a responsável por tudo isso! De volta de uma de suas viagens, fizemos nossa reunião de família para apresentar as novidades e contar histórias. Depois do jantar, mais histórias e alguns presentes. Minha mãe finalmente acertou o número do meu sapato, apareceu com um novo quebra-cabeça (ela adora isso), e uma espécie de io-io de geleca (?? aaahh sei lá ela gosta dessas “novidades”) e, para fechar, uma surpresa para mim e minha irmã.
Diretamente do Canadá ela trouxe, para minha irmã e eu, dois bonecos que ela achou “a nossa cara”. Eles acabaram virando verdadeiros mascotes da casa e imediatamente já batizados: Guguinha e Bibó.
Mas não é mesmo a minha cara? 😀
E esta é a primeira foto. Foi aqui que tudo teve início… mas até o Guguinha tomar a proporção que tem hoje muita coisa aconteceu.
A Fotografia Digital
Para começar quem esteve presente nos anos 2000 sabe que por aqui no Brasil ainda estávamos numa das primeiras ondas digitais. A internet estourava sua “bolha”, novas mídias permitiam armazenamentos de enormes 100 megabytes em ZIP Drives, fazendo a alegria das agências, mas as câmeras digitais ainda eram novidade… e caras. Mas eu tinha já algo para começar.

Logitech QuickCam Traveler
Minha estreia na fotografia digital começou com uma modesta Logitech QuickCam Traveler. Na verdade ela era uma webcam com memória interna que permitia fotos com a incrível resolução de 0.3 Megapixels (VGA) e permitia apenas 10 cliques. A máquina nem tinha display LCD para ver a foto! Sim, era olhar no visor, apertar o botão e rezar para sair algo que preste. Para quem já estava acostumado ao modelo de fotos em filmes não era muita novidade, e acredite: 10 cliques pareciam mais que o suficiente… ah bons tempos.
Bem, posso dizer que fiz milagres com esta maquininha.
A partir daí saí fotografando de tudo um pouco do meu dia a dia… Criei meu primeiro Fotolog e, não tardou para o Guguinha começar a entrar na frente da lente.
AltoLapa
Morávamos em Santa Teresa, bairro de casarios antigos no Rio, em um casarão histórico pertencente à mais de 3 gerações na família, carinhosamente chamado de AltoLapa.
AltoLapa também foi o nome de minha primeira incursão no mundo digital: um blog! Os blogs estavam bombando e qualquer pessoa podia ter seu “site” e escrever sobre o que quisesse. Começava a Era dos blogueiros! Eu juntei uns amigos e criamos um portal chamado Clube do AltoLapa, onde cada um escrevia sobre um assunto que iam de música, viagens à críticas de cinema.. tivemos até uma correspondente internacional direto de Paris! E o Guguinha, é claro, estava sempre participando da divulgação com suas fotos.
Hoje se você ainda acha o @altolapahouse que aluga o espaço para festas e eventos: www.altolapa.com.br
O Interessante de morar em um lugar com tanta história é que você tem tudo que é quinquilharia e objetos para se inspirar. Boa parte da primeira fase das histórias do Guguinha foram criadas garimpando e adaptando objetos para os cenários. Esta parte criativa, de (re)inventar e montar, de transmutar objetos comuns em algo completamente novo sob a lente da câmera, sempre foi o mais me atraiu para a criação das histórias.
Repare bem nas fotos… olhe cada detalhe… você vai encontrar copos, tábuas de carne, arames, retalhos de pano… tente encontrar os “eastereggs” e comente o que achou!
Edição Digital
Mesmo com todos os objetos e quinquilharias disponíveis na casa a coisa ainda era bastante improvisada e eu compensava boa parte disso buscando ângulos, closes e iluminação. Mas boa parte do resultado final acabava sendo refinado no Photoshop. E aí entra a minha experiência em design e edição de imagens.
No começo as intervenções eram apenas para pequenos detalhes, mas a criatividade pedia cada vez mais do que eu tinha à disposição para os cenários e, finalmente, com a minha saída do AltoLapa e sua miríade de objetos para um apartamento próprio, a edição digital e utilização de foto montagens ficou mais corriqueira.
As fases do Guguinha
Durante estes mais de 15 anos as fotos do Guguinha passaram por muitas transformações. Para ajudar você a entender, e apreciar, melhor as fotos que estão neste site, segue um resumo das fases do Guguinha:
Primeira Fase – 2003 – 2004
As fotos seguem uma estática de quadrinhos, com humor e o Guguinha volta e meia se metendo em problemas (ou causando eles). As fotos em sua maioria utilizam elementos e objetos garimpados pela casa para montagem de cenários e acessórios.
Marcada pelo uso da webcam de 0.3Mpx a qualidade e tamanho das fotos ficaram prejudicadas com no máximo 500px de largura. Infelizmente não tenho a maioria dos arquivos originais de edição.
As fotos foram inicialmente publicadas em meu Fotolog pessoal, o site infelizmente saiu do ar.